É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, na comparação com o ano anterior. Apesar disso, entre novembro e dezembro, a inadimplência recuou 1,5%.
Em 2012, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços) deram o maior impulso à inadimplência do consumidor, com alta de 28,8% sobre 2011. Já nos bancos, a alta foi de 8,2% e, nos títulos protestados em cartório, de 1,6%. A devolução de cheques foi o único componente a registrar declínio no ano de 2012, de 8,3%.
Segundo a análise da Serasa, o forte endividamento do consumidor, crescente desde 2010, foi o principal fator responsável pelo aumento da inadimplência em 2012. A entidade lembra que, não fosse o desemprego baixo e a expansão contínua da renda, o índice poderia ter sido ainda maior.
Para 2013, a expectativa é de uma redução dos níveis de inadimplência, seguindo o movimento que começou, ainda que timidamente, no segundo semestre do ano passado.
(Por Supermercado Moderno)
Sensitiva promocional, merchandising, marketing, pdv, brindes, ampro, sinapro, abigraf, agencia promocional, eventos, negócios do varejo, publicidade, propaganda, comunicação

Nenhum comentário:
Postar um comentário