segunda-feira, 29 de outubro de 2012

10 TENDÊNCIAS DE CONSUMO NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA


“Por que consumidores aceitam ficar em filas, esperando por tanto tempo para comprar um produto ou usar um serviço?”, provocou Luciana Stein, diretora da trendwatching.com na América do Sul e Central. A resposta, segundo ela, vai bastante além do produto e da compra, em si
“Essas pessoas estão nas filas porque querem experiências que as transformem, sejam essas experiências derivadas de um produto ou um serviço”, explicou. “O novo é uma promessa de transformação”.
Luciana esteve ontem no Seminário de Tendências de Consumo da consultoria, em São Paulo, onde falou sobre as inovações que estão movimentando as pessoas, as marcas e o consumo na América Latina.
Veja a seguir 10 tendências citadas e exemplificadas pela pesquisadora.
1 Newism
Trata-se de uma nova zona de experimentação, em que os consumidores, principalmente os residentes na América Latina, buscam cada vez mais o novo, o inédito e personalizado.
“Newism está relacionado ao desejo por inovação em um estado e espírito de vida”, diz Luciana. “Para isso, também precisamos falar de escolhas: mais dinheiro resulta em um maior número de escolhas,  e isso é potencializado com a emergência da classe C”.
É dessa tendência, segundo a diretora da trendwatching.com, que surge também a segmentação do mercado em nichos cada vez mais especializados.

2 Flex Life
Com tantas opções, as pessoas precisarão de possibilidades de consumo cada vez mais curtas, rápidas e flexíveis para que seja possível aproveitar todas elas, ou pelo menos grande parte.
“O que era fixo, agora está pronto para ser fracionado em pequenos momentos, menos duradouros e mais ágeis”, afirmou Luciana.
Exemplos
Chasqui Bus (Peru): serviço que permite aos mochileiros obter informações, fazer reservas em hotéis e locações e comprar passagens de ônibus aos poucos, durante a viagem, sem a necessidade de reservar tudo antes de começar a “aventura”. Com isso, o mochileiro não precisa se preocupar em seguir um roteiro restrito e pode mudar de ideia se desejar passar por lugares que não estavam no planejamento.
Gym Pass (São Paulo): diárias flexíveis para academias, sem que seja necessário contratar um plano semestral ou anual. Você escolhe a academia, compra um passe diário para a aula que desejar e participa da aula.
Web Salão (Curitiba): um salão onde é possível contratar serviços de beleza como corte de cabelos e manicure pela internet e recebê-los no local solicitado. O pagamento também é feito pela internet.
Cochilo (São Paulo): aberto há menos de um mês em plena rua Augusta, em São Paulo, esse serviço permite o aluguel de uma cama para um cochilo rápido.
Confira lista completa no site da Exame: Clique aqui.
(Por Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário